Formação Trabalhar num Navio

FORMAÇÃO TRABALHAR NUM NAVIO

Trabalhar em cruzeiros, ferries, iates ou navios de carga
O que precisa saber para agarrar esta oportunidade

O transporte marítimo é a espinha dorsal do comércio internacional e um motor da globalização. Mais de 90.000 navios transportam atualmente 90% do comércio mundial. Adicionalmente, o mercado do turismo em navios de cruzeiros encontra-se em franca expansão, estando confirmada a construção e lançamento de 124 novos navios de grande porte até 2027. Este ano serão lançados 24 novos navios de cruzeiros.

A Formação Trabalhar num Navio transmite-lhe o conhecimento essencial sobre a indústria do transporte marítimo, incluindo certificação, qualificações, carreiras profissionais, condições de vida e de trabalho, remunerações e impostos, segurança social, plano de ação e candidatura de sucesso, entre outros temas. Este é o conhecimento que precisa, para alcançar um contrato de trabalho a bordo de um navio.

Datas e Locais de Formação                      

  • 9 Setembro    Lisboa            Inscrições abertas

A Formação Trabalhar num Navio tem três objetivos, orientados ao seu sucesso:

  • Em primeiro lugar, ensinar e partilhar conhecimento sobre a indústria do transporte marítimo, revelar quais os seus principais intervenientes e os requisitos de acesso profissional, identificar recrutadores e oportunidades de emprego e esclarecer dúvidas sobre as reais condições de vida e de trabalho a bordo de um navio, de carga ou de cruzeiros, em qualquer função;
  • Em segundo lugar, identificar os pontos-chave e processos, que potenciam a entrada neste importante segmento de mercado de trabalho, apoiando o desenvolvimento de carreira internacional, através do planeamento de recursos, competências e ações;
  • Por último, apoiar a entrada dos formandos no mundo real de trabalho, através das parcerias já estabelecidas pela TransporteMarítimoGlobal, com empresas globais de recrutamento especializado e operadores de navios.

Apresentação Formação Trabalhar num Navio PDF


FORMAÇÃO TRABALHAR NUM NAVIO

Adquira o conhecimento e as ferramentas que abrem portas a uma carreira profissional internacional, dinâmica e gratificante.

Duração e horário
– 1 Dia de Formação em sala (10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h30)
– Acompanhamento e suporte por telefone e email, durante 1 ano 

ProudtobeSeafarer

O que ganho em participar?
1. Conhecimento e visão do mercado de transporte marítimo global
2. Certificado de Formação Básica Marítima, valorizado pelos empregadores e diferenciador em entrevistas de recrutamento
3. Lista nacional / internacional de empresas a contactar
4. Modelos de carta de apresentação, CV marítimo e Plano de Acção
5. Metodologia vencedora para candidaturas e boas práticas em entrevistas
6. Apoio pós-formação nas candidaturas a companhias de navios

Destinatários
Estudantes; Pessoas em transição de carreira; Profissionais de serviços, turismo e hotelaria, incluindo restauração, saúde e beleza, recursos humanos, comunicação, vendas, gestão de eventos, segurança, proteção, vídeo, fotografia, educação física, música, espectáculo, electricidade, mecânica, canalização, ar condicionado, etc. 

WorkFinal2


PROGRAMA DE FORMAÇÃO

CONHECIMENTO
Indústria do Transporte Marítimo
– Organizações nacionais e internacionais
– Armadores e gestores de navios
– Instituições de ensino náutico
– Tipologia de navios
– Tipos de trabalho a bordo
Direito e regulamentação marítima
– Registos de navios e Estados de bandeira
– Port State Control
– Convenção UNCLOS – A lei do Mar
– Convenção STCW – Formação e Certificação
– Convenção SOLAS – Segurança no Mar
– Convenção MARPOL – Combate à Poluição
– Convenção MLC – Condições de Trabalho
Segurança Marítima
– Procedimentos em situação de emergência
– Protecção do navio e passageiros
– Combate a incêndios
– Sobrevivência no mar
Fiscalidade do trabalho marítimo
– Declaração de rendimentos para efeitos de IRS
– Registos de navios e benefícios fiscais
– Segurança social
– Evitar a evasão fiscal

RECRUTAMENTO E CANDIDATURA
Trabalho em Navios
– Tipo de contratos e remunerações
– Condições de vida e de trabalho
– O dia a dia num navio
Candidatura
– Tipos de empresas que contratam
– Apresentação da candidatura
– Carta de apresentação
– Construir um CV excelente
– Diferenciação – as melhores técnicas
– CV Marítimo Profissional – oferta de modelo
Entrevista
– Regras para uma boa entrevista
– Follow-up da entrevista

REQUISITOS DE ADMISSÃO
Certificados e Documentos
– Trabalhar em rios ou em mar
– Certificação específica
– Passaporte, vistos, outros documentos
– Qualificação profissional

VISIBILIDADE PARA EMPREGO
Social media
– Facebook e Linkedin
Networking
– Associações, escolas, eventos
Competências
– (Saber) vender valor

GESTÃO DE CARREIRA
Desenvolvimento de carreira
– Definição de objetivos, pontos de partida e de chegada
– Identificação de competências e de recursos
Planeamento
– Plano de atividades e de ações
– Controlo de resultados
Formação Financeira
– Noção de ativos e passivos, fluxos financeiros
– Gestão de poupanças


CERTIFICAÇÃO
Os participantes na Formação Trabalhar num Navio recebem um certificado em português Certificado Formação Básica Marítima e um certificado em inglês Maritime Basic Training Certificate, ferramentas valiosas e diferenciadoras na apresentação de candidaturas a companhias. 

TESTEMUNHOS

“Boa tarde Sr. Álvaro, Espero que esteja bem. Eu estive na sua formação “Trabalhar num Navío” em Portimão em dezembro de 2018 e já tenho uma data de embarque como 3rd Engineer. Queria agradecer-lhe imensamente por ter me ensinado essas dicas que não nos ensinam na universidade, especialmente ao fazer um currículo. Também queria agradecer-lhe por ter me ajudado a encontrar essa oportunidade de embarcar num cruzeiro como engenheiro (o sonho da toda a minha vida) e por partilhar conhecimentos sobre a industria marítima. Pode contar comigo para o que precisar.”
Luis Guardia

“Boa noite, Sr. Álvaro. Venho expressar a minha profunda gratidão pela partilha de conhecimentos que fez no mês de maio do ano passado cá na ilha da Madeira. Graças à formação “Trabalhar num Navio” e à feira de emprego, consegui o tão desejado contrato de trabalho a bordo de um navio. Mais uma vez, obrigada por tudo.”
Filipa Moniz

“Sr. Álvaro, não consigo expressar o tamanho da minha felicidade. Queria-lhe agradecer mais uma vez a si e à sua equipa!
Após 1 mês da Formação Trabalhar num Navio consegui atingir o meu objectivo de trabalhar em cruzeiros de oceano. Com 22 anos feitos hoje, receber esta notícia da companhia foi sem dúvida a melhor prenda de aniversário. Obrigada por todos os conhecimentos que me transmitiu e por ter acreditado em mim desde o primeiro dia. Beijinhos enormes e um obrigada gigante.”
Carina Coelho

“Fiz a formação e estou a trabalhar num navio, valeu a pena.”
Marco Ferreira

“Não gostei da formação… Adorei !!!!!!”
Gabriela Coimbra

“Muito boa noite Senhor Álvaro Sardinha,
Quero, primeiramente, agradecer do fundo do coração à formação que nos deu no passado sábado. Saí daquela sala com novos horizontes. Agora sim, sei do que realmente preciso para progredir. Muito obrigada!
Peço mil desculpas por só estar a responder ao email a estas horas e três dias depois, mas o dia a dia não permitiu mais cedo. Muito obrigada, uma vez mais, por enviar estas informações que são super úteis.
Não sei quantas vezes já lhe disse obrigada, mas é o que eu realmente sinto. Gratidão pelo seu ensino e testemunho.”
Anita Gomes

“Muito Obrigado Alvaro Sardinha pela excelente formação e partilha de conhecimentos de um mundo novo e ambicioso, diferente da realidade que vivemos!”
Rui Sousa

“E quando penso que já vi tudo, vem o Álvaro Sardinha e mostra que ainda há muito mais para ver! Obrigado!”
Taíz Resende

“Um dia com muita Formação sobre o Mar, em Terra, em muito boa companhia e por um Profissional Enorme! Obrigada por partilhares um bocadinho do teu Conhecimento Alvaro Sardinha!”
Elisabete Mota

“Trabalhar num Navio é uma aventura, um grande desafio, uma EXPERIÊNCIA que já ninguém me tira, um teste aos nossos limites. Eu não podia deixar de partilhar o meu testemunho, pois acreditem: adquirem respeito, know how e muitas mais portas abrem-se para novos desafios e projetos. Foi através das newletters da Apormar que tive conhecimento de uma oportunidade que a agarrei de imediato! Embora estivesse muito feliz no local laboral onde me encontrava antes, tinha de arriscar a mudar para uma nova atmosfera. VALEU A PENA!
Obrigada Alvaro Sardinha. Após o primeiro contato através da formação “Trabalhar Num Navio”, partilha de informação e conhecimento, tudo isto aconteceu.
Alexandra Casimiro

“Agradeço desde já o seu empenho na formação e a forma excelente de como nos passou uma bateria de informação que nos será muito útil.
Trabalhar num navio passou, sem dúvida, de uma mera curiosidade para um sonho a concretizar!! Obrigada mais uma vez!”
Mariana Ferreira

“Efetivamente, aprendi ontem muito mais do que pensava que iria aprender e estou satisfeitíssimo por ter aproveitado essa oportunidade. O Álvaro conseguiu,efetivamente, despertar ainda mais o meu interesse nesta área, além de me ter fornecido algumas ferramentas valiosas para o futuro.”
Jorge Dias

“Participei na Formação Trabalhar num Navio no final de 2015. Em Abril de 2016 consegui um contrato numa das maiores companhias de cruzeiros do mundo, a Royal Caribbean, onde me encontro a trabalhar atualmente. Ter participado na Formação Trabalhar num Navio foi um passo acertado, que justificou plenamente o investimento.”
Pedro Morais

“Agradeço a participação de todos na formação e um especial obrigado ao Alvaro Sardinha que, com todo o conhecimento que nos passou, iluminou o caminho que quero percorrer.”
Ricardo Sequeira

“Quero agradecer mais uma vez pela fantástica Formação. Com certeza, saímos do intensivo ‘bombardeados’ de conteúdos de valor, motivados e com largo conhecimento de engrandecimento pessoal e profissional. Parabéns ao Marine Engineer Alvaro Sardinha, Edward (Honduras) e a todos os participantes.”
Maycom Soares

“Naufraguei nas profundezas do oceano, para resgatar o SONHO de navegar num cruzeiro! Parabéns por excelentes profissionais que são Alvaro Sardinha e Edward, deram início à porta de embarque para um futuro brilhante que nos espera!
Sinto um orgulho enorme por fazer parte deste grupo Trabalhar num Navio! ”
Alexandra Dias

“Eu é que agradeço pela formação, incentivo e simpatia que recebi, sempre com uma enorme abertura e disponibilidade. Uma excelente formação prestada por um formador de excelência! Espero poder participar em novas formações tão enriquecedoras como esta.”
Sandra Saraiva

“A participação na formação deu-me conhecimentos e tirei dúvidas sobre temas fundamentais. Obrigado Álvaro, pela sua Formação que adorei.”
Ana Coimbra

“Obrigado a todos, pela dose de conhecimento adquirido e pela injecção de motivação. 
A todos um bem hajam.”
Nuno Silva

A Formação Trabalhar num Navio abriu-me os horizontes da vida da marinha mercante e, posteriormente, foi mais um grande salto que eu dei na minha carreira profissional. Certamente, vai abrir mais portas e oportunidades para embarcar num navio.”
Afonso Gonçalves

“Inicio a 4 de Agosto, uma nova carreira profissional no Mar, com 46 anos completos. Tudo é possível quando acreditamos e existe uma mão amiga disponível para ajudar. Obrigado Álvaro, pelas portas abertas e pela fantástica oportunidade oferecida!”
José Ortiz

IMG_20160618_094247_1200

VALOR DE PARTICIPAÇÃO

178 euros por Formando
O valor de participação deverá ser pago em duas fases:
– 50% do valor na confirmação de inscrição
– 50% do valor no dia da Formação

Nota importante:
A participação é limitada aos lugares disponíveis na nossa Sala de Formação e está condicionada a inscrição prévia.

FORMADOR

Álvaro Sardinha

  • Álvaro Sardinha é licenciado pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, tendo experiência profissional em navios de cruzeiros, como oficial da marinha mercante.
  • Concluiu, com mérito, a Pós-Graduação em Direito e Economia do Mar, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
  • Concluiu, com mérito, a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
  • Mestrando em Direito e Economia do Mar, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
  • É também oficial de proteção de navios e de companhias e possui certificação STCW de acordo com a International Maritime Organization (IMO).
  • Fundador da plataforma TransporteMaritimoGlobal.com, da Agência Portuguesa de Marítimos (Apormar) e da Feira Internacional de Emprego Trabalhar num Navio.
  • Autor dos livros “Mar, a Terra dos Segredos”, “Objetivo Trabalhar num Navio” e de vários estudos setoriais.
  • Consultor e formador em Economia Azul e Economia do Mar, Direito do Mar, Direito Marítimo, Transporte Marítimo e em carreiras profissionais no setor marítimo.

A Formação Trabalhar num navio constitui um evento único de valor reconhecido, no qual não pode deixar de participar! Escolha a data e o local e solicite, agora mesmo, informação adicional através do formulário abaixo.


FORMAÇÃO TRABALHAR NUM NAVIO 

QUERO RECEBER INFORMAÇÃO ADICIONAL