Autor: Álvaro Máximo Sardinha | Ilustrações: Paula Ruivo | Edição: Chiado Editora
Publicação a cores com capa dura – 120 páginas
Encomende hoje mesmo!
O livro “Mar, a Terra dos Segredos”, resulta da experiência real de trabalho a bordo de um navio de cruzeiros, tendo sido escrito ao longo de 6 meses de navegação. Foca o lado humano, a vida social e profissional a bordo de navios, as emoções, as oportunidades, os desafios, as adversidades. Adicionalmente, descobre uma janela a todos os que olham o Mar como um caminho de futuro.
Leitura recomendada a jovens e estudantes, profissionais do setor marítimo, pessoas em transição de carreira, apreciadores de boa leitura e a todos os que olham o Mar com sentidos.
Excertos de “Mar, a Terra dos Segredos”
“A liberdade está aqui mesmo ao lado. Há que olhar para o lado certo. A fronteira não chega sequer a ser uma linha. Antes um azul, um aroma, uma memória. Ou até mesmo nada. O presente é generoso e farto, sem pressa de futuro. Não é mais, nem menos um dia. Os afetos estão no lugar certo. Confirmam-se. Ganham nomes e crescem. Saudade e saudavelmente.”
“Cada dia é uma bênção, o início de uma nova história. Cada dia coloca-nos no palco e pede-nos ação. Com excelência. Sem representação. Sem viver a vida de outros. Cada dia exige compromisso, valor e respeito. Não existe outra forma.”
“Eu penso assim. Não encontro outra explicação. O Mar é o lado feminino do planeta terra. Imenso, pleno de vida, temperamental, perfumado, sensual, secreto.”
“Não receies o erro nem lhe dês razão. Não deixes que se vista de ti e faça seus, os teus passos. Experimenta, ousa, acontece sem receio. Vive a vida como quem escreve um livro. Com sede e com fome, com ideias e com ideais. Impacta a vida que te rodeia com a tua marca exclusiva. Em cada final de dia, questiona-te se valeu a pena. Se sentes o coração vibrar, de mágoa, de saudade ou de paixão, seja do que for. Mas o que for, que seja teu e que te faça gritar, chorar ou sorrir.”
“Sinto-me um homem sem bandeira. Gosto desta liberdade. Melhor, amo esta liberdade. As bandeiras dividem as pessoas, empobrecendo a humanidade. A divisão deveria ser permitida apenas para pão e coração. Nunca para a mente.”
“Se queres estar bem a bordo de um navio, não deixes o tempo passar apressado para outros destinos. Segue orientações mas não esperes por vozes de comando ou manual de instruções. Descobre e renova-te em cada dia. E falando de investimentos, seguros e certos de elevados ganhos de curto a longo prazo, considera as opções por conhecimento, aprendizagem, desafio e obra feita. Com evidências declaradas.“
“Bicho raro, é o teu e o meu nome. Somos diferentes e o mundo estranha. Que estranhe, não lhe chamamos dono. Se pertencermos, e é muito bom pertencer, que seja a um grande amor.”
“Tantas histórias de Marítimos escutadas, assegurando dias ásperos, tinham-me assustado, sequestrado a coragem e exigido desproporcionado resgate. Não foi bem assim. Não é bem assim.”
“Arcos e íris choveram-me completo. Lembro-os mornos e abundantes. A vida quis-me mais nesse dia. Aproximou-se e, sem maneiras, tomou-me de abraços e levantou-me do firmamento. Perdi-me.”
“Existe um défice de líderes no Mar. Vais encontrar muitas pessoas a dar ordens. Vais sentir poucas competências sociais. Vais ficar desapontado, até mesmo triste e irritado. Pensarás “Não deveria ser assim”. Tens razão. Liderança corresponde a partilha de responsabilidades, trabalho de equipa e celebração. Não implica desrespeito nem sequer é palco de estrelas.”
“Queria dizer-te o quanto te amo. Queria sussurrar-te ventos de paixão. Queria colher frutos nos teus braços. Queria brincar e correr de mão dada pelos teus campos. Pertencer-te.”
“Num navio, a paisagem pode mudar de altas montanhas para infinitas planícies, em poucos segundos. Mais rápido que as mudanças de tempo. Por esta razão, a falta de conhecimento é algo muito perigoso. Igualmente, a ausência de uma perspetiva 360, do espaço e das pessoas. É fundamental estar preparado para os piores cenários. E para a melhor performance.”
“Passaram por ali as quatros estações do ano numa correria. Brilhou o sol e choveu a cântaros. E não percebemos nada. Percebemos tudo.”
“Trabalhar num navio não é o problema. O problema é acreditar que tudo está feito. E bem feito. Que sempre se fez assim. Esquecer a questão e os porquês. Adormecer a paixão de aprender, avaliar, formar, evoluir, desafiar, crescer. É fundamental captar vitalidade, desenvolver e fixar talento. Gerir e liderar, construir equipas, comunicando, motivando. Um centímetro mais de competitividade, a cada novo dia. Uma cultura empresarial.”
LOCAIS DE VENDA
O livro “Mar, a Terra dos Segredos” pode ser adquirido na Livraria Online BERTRAND ou solicitando ao balcão de qualquer loja deste Livreiro.
ALVARO MÁXIMO SARDINHA
Alvaro Sardinha nasceu em Oeiras, Portugal, no ano de 1964. Concluiu o bacharelato em engenharia de máquinas marítimas em 1990, mas não seguiu carreira no Mar. Trabalhou em terra durante vinte e dois anos, dezanove dos quais gerindo a empresa que criou.
Em 2012, com quarenta e oito anos e por força da crise instalada em Portugal, decide encerrar a empresa e começar de novo. Em 2013 reingressa na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e conclui a licenciatura de máquinas marítimas. No início de 2014 embarca num navio de passageiros como praticante de máquinas, viajando durante 6 meses consecutivos, por mais de 15 países.
Em Outubro do mesmo ano, alcança a categoria profissional de oficial de máquinas em navios, título que lhe abre portas a uma carreira internacional. Continua hoje a sua carreira no Mar, em paralelo com as atividades de empreendedorismo, formação profissional e consultoria em desenvolvimento pessoal.
Contactos:
alvarompsardinha@gmail.com
www.facebook.com/alvaro.maximo.sardinha
www.linkedin.com/in/alvarosardinha
PAULA RUIVO
Paula Ruivo é artista plástica de talento natural e único, desenvolvido na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
Possui um assinalável currículo na área da pintura e ilustração, tendo sido convidada a participar em várias exposições e obras literárias.
No seu atelier, desenvolve a atividade regular de pintura e ilustração, em paralelo com o ensino de desenho e pintura.
Contactos:
pcfruivo@gmail.com
www.paularuivoarte.com
TESTEMUNHOS