Sustentabilidade do transporte marítimo depende da captação e retenção de pessoas

Cerca de 2 milhões de pessoas trabalham a bordo de navios de mar em todo o mundo; 7,5% são mulheres. Sustentabilidade do transporte marítimo depende da capacidade de continuar a atrair novos candidatos e a reter os atuais profissionais. Empresa portuguesa lança solução de formação à distância, para captar e formar pessoas para carreiras profissionais a bordo de navios.

De acordo com relatório publicado pela International Chamber of Shipping (ICS) intitulado “Diversity Tracker”, “o transporte marítimo é o motor do comércio global, transportando mais de 90% do comércio mundial em termos de tonelagem e possibilitando a movimentação de milhões de passageiros. São essenciais pessoas devidamente qualificadas para garantir um transporte seguro, ecologicamente correto e eficiente.”

O relatório estima que mais de 1 647 500 pessoas trabalham em navios, incluindo petroleiros, graneleiros, porta-contentores e navios de passageiros. Do número total de pessoas indicadas, 16 500 (1%) são mulheres.

A este número devem ainda ser adicionadas cerca de 300 000 a 350 000 pessoas que trabalham em navios de cruzeiros, das quais 28 a 30% são mulheres. Em média, considerando todos os tipos de navios, o estudo refere que 7,5% das pessoas que trabalham atualmente a bordo de navios são mulheres.

Conclui ainda que “a sustentabilidade deste setor depende da capacidade de continuar a atrair novos candidatos e a reter os atuais profissionais”.

Captar e preparar pessoas para o desenvolvimento de carreiras a bordo de navios revela-se assim uma iniciativa fundamental, verificando-se a necessidade de familiarizar e de qualificar os potenciais candidatos.

Seguindo este objetivo, a Agência Portuguesa de Marítimos (Apormar) realizou já mais de 100 ações de Formação Trabalhar num Navio em formato presencial. Após vários meses de desenvolvimento e aproveitando a experiência adquirida, a Apormar lança agora a Formação Trabalhar num Navio à distância, em ambiente e-Learning.

O conhecimento fundamental para conseguir emprego e construir uma carreira a bordo de navios de cruzeiros, iates ou carga, está agora mais perto das pessoas que vivem longe de Lisboa e das pessoas que residem nos países de língua oficial portuguesa.

A Formação Trabalhar num Navio transmite o conhecimento essencial sobre a indústria do transporte marítimo. Os temas abordados incluem a certificação, qualificações, carreiras profissionais, condições de vida e de trabalho, remunerações e impostos, segurança social, plano de ação e candidatura de sucesso, entre outros. Destina-se a todas as pessoas, independentemente da sua área de estudo, profissão ou idade.

A formação em ambiente e-learning acrescenta ainda mais valor à iniciativa, oferecendo flexibilidade temporal e adaptando-se aos tempos livres, calendário e objetivos de cada aluno. Permite também o acesso a alunos em localizações remotas e onde não se realizam ações de formação presenciais. Não existindo horários rígidos, os alunos têm oportunidade de estudar, refletir e procurar informação adicional ao seu próprio ritmo, integrando a aprendizagem com outras fontes sugeridas na própria plataforma.

Os conteúdos apresentados são dinâmicos, apelativos e fáceis de assimilar, incluindo textos, imagens, vídeos diversos, aulas em vídeo com os mesmos conteúdos das aulas presenciais, questionários, modelos de CV e texto de apresentação, e ficheiros e manuais em formato PDF.

A formação é modular estando disponíveis duas unidades:

  • A primeira unidade aborda os temas relacionados com o conhecimento da indústria do transporte marítimo: vantagens de trabalhar em navios; familiarização com navios; direito e regulamentação; e fiscalidade do trabalho a bordo de navios;

  • A segunda unidade aborda os temas relacionados com os requisitos de acesso e candidatura: documentos, certificados, qualificações, recrutamento; currículo; candidatura e entrevista; trabalhar em iates; e gestão de carreira.

A plataforma de formação e-Learning está disponível em AQUI

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.