Dia Marítimo Mundial 2020

Celebra-se hoje o Dia Marítimo Mundial 2020, subordinado ao tema “Transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável”.

Este ano, o Dia Marítimo Mundial (World Maritime Day) celebra-se no dia 24 de setembro. Numa época em que se celebram inúmeras datas associadas a diferentes temas, importa desde já diferenciar as que estão ligadas à proteção do ambiente marinho.

O Dia Marítimo Mundial (World Maritime Day), que se celebra este ano no dia 24 de setembro, é uma iniciativa da Organização Marítima Internacional (IMO – International Maritime Organization), uma agência especializada da ONU que desenvolve e mantém uma estrutura reguladora abrangente para o transporte marítimo global.

Este evento procura sublinhar a importância da indústria do transporte marítimo na formação da história mundial e a sua importância no comércio global, realçando a importância da segurança na navegação e a proteção do ambiente marinho, em particular através do controlo da poluição do mar e da atmosfera com origem na operação de navios. Foi celebrado pela primeira vez em 1978 e a data da sua realização varia, celebrando-se sempre na quinta-feira da última semana de setembro.

As festividades do Dia Marítimo Mundial podem também decorrer em outros dias, de acordo com a disponibilidade dos governos e das entidades envolvidas nas celebrações. Desde 2005 realiza-se também um evento paralelo (World Maritime Parallel Event) num país membro da IMO, que este ano será realizado em Durban, África do Sul, de 28 a 30 de outubro.

O Dia Mundial dos Oceanos (World Oceans Day), celebra-se sempre no dia 8 de junho. Foi criado em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro no Brasil, evento que ficou conhecido por Cimeira da Terra e Rio 92.
Este evento pretende chamar a atenção para a importância dos mares e do oceano na sustentabilidade do planeta e da humanidade. As ações desenvolvidas procuram consciencializar as pessoas dos impactos das ações humanas no oceano, principalmente através da pesca intensiva e da poluição por resíduos, incluindo o plástico e lixo generalizado, mobilizando a população mundial para a sua conservação.

O Dia Internacional do Marítimo (Day of the Seafarer) celebra-se no dia 25 de junho, sendo uma iniciativa da Organização Marítima Internacional (IMO).
Este evento tem como objetivo aumentar a visibilidade sobre a importância do trabalho dos marítimos (as pessoas que trabalham a bordo de navios), agradecendo a sua contribuição para a economia mundial e a sociedade civil.

 

Sobre o Dia Marítimo Mundial 2020

O Dia Marítimo Mundial que celebramos hoje enquadra-se assim num conjunto de ações que procura defender os mares, o oceano e o planeta, em particular dos impactos ambientais gerados pelas indústrias marítimas, incluindo o transporte de mercadorias, pescas e serviços especializados. Estes setores de atividade assumem uma importância muito relevante na globalização económica, movimentando 90% do volume das mercadorias trocadas entre países.

Os mais de 100.000 navios que operam diariamente, apesar de serem o meio de transporte mais eficiente em termos de poluição atmosférica, são responsáveis por cerca de 3% das emissões de CO2. Por outro lado, não se pode descurar outros tipos de poluição geradas por navios, nomeadamente por lixo, esgoto, óleo e substâncias nocivas, que de alguma forma atingem os mares e oceano, resultantes da exploração e navegação, e também de incidentes marítimos.

A preocupação é legítima, não sendo inocente a escolha do tema “Transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável”, como base das celebrações do Dia Marítimo Mundial em 2020. Este tema constitui uma oportunidade para sensibilizar e dar a conhecer o trabalho que a IMO e os seus Estados-Membros têm vindo a desenvolver para contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A indústria marítima, com o apoio do quadro regulamentar da IMO, já iniciou o processo de transição para contribuir para um futuro sustentável, tendo adotado e planeando continuar a desenvolver medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa; reduzir o teor de enxofre do combustível dos navios; aplicar a Convenção Internacional para o Controlo e Gestão das Águas de Lastro e Sedimentos dos Navios (Ballast Water Management Convention); proteger as regiões polares; reduzir o lixo marinho; melhorar a eficiência da navegação através do intercâmbio eletrónico de informações; responder aos desafios da digitalização do transporte marítimo; e reforçar a participação das mulheres na comunidade marítima.

Ligações importantes

ONU – World Maritime Day

IMO – World Maritime Day

ONU – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Entrevista Plataforma Media

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.