Certificado de Cozinheiro de Bordo

Ser chef ou cozinheiro num iate ou navio não é o mesmo que ser chef ou cozinheiro numa organização em terra. A formação e certificação alcançada em escolas reconhecidas é válida para trabalhar em terra, mas não é suficiente para trabalhar a bordo.

Sabe que os navios de cruzeiros empregam milhares de cozinheiros a bordo. E que todos os iates que se prezam têm um bom cozinheiro.

Mas, sabia que a maior parte dos navios de carga e de serviços tem um cozinheiro a bordo? E que existem mais de 100 000 destes navios em operação em todo o mundo?

Trabalhar nestes navios de carga e em iates e cruzeiros significa ganhar e poupar. Mas não basta ter um curso ou experiência como cozinheiro – os navios exigem mais – precisa de certificação reconhecida internacionalmente.

Efetivamente, um navio é um espaço com características próprias, sujeito a regulamentação internacional em termos de formação, segurança, proteção e prevenção de poluição, entre outras, e onde trabalham pessoas de todo o mundo.

Num navio existem Convenções a respeitar, que afetam e condicionam a vida a bordo e as funções que cada membro da tripulação executa no dia a dia, nomeadamente as Convenções STCW, SOLAS, MARPOL e MLC. Aspetos como a saúde e segurança no mar, a nutrição para trabalhadores em turnos, e os requisitos alimentares e religiosos, têm também uma importância muito mais significativa num navio do que em terra.

A Apormar partilha um estudo que explica como obter o Certificado de Cozinheiro de Bordo. Nele são identificados a origem da regulamentação internacional, os conteúdos programáticos obrigatórios, os exames de avaliação a realizar e os melhores centros de formação (conteúdo PREMIUM – apenas para assinantes Notícias Apormar).

Certificado de Cozinheiro de Bordo

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.