Rede de Escolas do Turismo de Portugal participa na 6ª Feira de Emprego & Carreiras – Trabalhar num Navio

Com uma taxa de empregabilidade crescente, que em 2017 atingiu os 90%, as 12 Escolas do Turismo de Portugal formam anualmente mais de 3000 jovens e 5000 profissionais. Trabalhar num navio é uma carreira a ponderar.

A rede de Escolas do Turismo de Portugal confirmou a presença na 6ª Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, evento que se realiza no próximo dia 12 de março, na área de congressos do hotel Olissippo Oriente, no Parque das Nações em Lisboa.

O Turismo de Portugal gere uma rede nacional de 12 Escolas, líderes na formação do capital humano para o turismo, garantindo a preparação de jovens para o primeiro emprego e a qualificação dos profissionais do setor, com vista à melhoria da qualidade e prestígio das profissões turísticas.

Centrando o processo de aprendizagem nos alunos e na interação constante com as empresas, esta rede de Escolas tem sabido reinventar-se, reagir à mudança e inovar, garantindo, numa proximidade constante com o setor, a colocação no mercado de profissionais com elevadas competências profissionais e pessoais.

A sua oferta formativa inclui cursos nas áreas de turismo, alojamento, restauração e bebidas, cozinha e pastelaria, turismo de ar livre e turismo cultural e de património.
Todos os cursos incluem estágios curriculares que permitem formação prática em contexto real de trabalho, sendo anualmente estabelecidas parcerias com cerca de 650 empresas de hotelaria, restauração e turismo.

A par com a estratégia de inovação e melhoria das condições das pessoas e das infraestruturas, a rede de Escolas do Turismo de Portugal gere um plano de internacionalização, ancorado em parcerias estratégias com escolas internacionais e numa rede de cooperação internacional com vários países.

Em janeiro de 2018 a Organização Mundial de Turismo distinguiu o projeto formativo das Escolas do Turismo de Portugal – denominado Tourism Training Talent – com o primeiro lugar na categoria Inovação e Políticas Públicas da 14.ª edição dos prémios UNWTO, pelo seu exemplo de capacitação das futuras gerações de recursos humanos do sector.

Números do Turismo em Portugal

Em 2019, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o turismo em Portugal registou um crescimento no número de hóspedes de 7,3% face ao ano anterior, atingindo o máximo histórico de 27 milhões de turistas.

Segundo revelam os resultados da Conta Satélite do Turismo em 2018, também apresentados pelo INE, o sector do turismo foi responsável por 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB), 8% do Valor Acrescentado Bruto (VAB). No mesmo ano, o turismo cresceu mais 4,1 pontos percentuais que o resto da economia.

Em 2017, as exportações do turismo representaram 21,7% do total das exportações nacionais de bens e serviços. No mesmo ano o setor empregou 413 567 pessoas, representando 9,0% do total do emprego no país.

Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio promove o emprego e carreiras profissionais a bordo de navios de cruzeiros, carga, iates e ferries. Segundo dados das empresas presentes, serão oferecidas oportunidades de trabalho para cerca de 400 candidatos.

O evento tem entrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia online (www.trabalharnumnavio.pt/inscricao). A receção dos visitantes inicia-se às 8h30 e o evento tem início às 9h00, encerrando às 17h00. Várias atividades ocorrem em três espaços distintos:

● Salão de Congresso – espaço com capacidade para 500 pessoas, onde será realizada a apresentação de empresas e de temas relevantes;

● Salão de Feira de Emprego – espaço com capacidade para 12 companhias de navios e de recrutamento, onde os visitantes poderão entregar as suas candidaturas;

● Salão de Carreiras – espaço com capacidade para 15 organizações ligadas à formação, ensino e serviços de apoio a carreiras marítimas. O evento tem como objetivo promover o trabalho em navios de passageiros e de carga, e transmitir informação sobre as oportunidades de carreiras.

Além da rede de Escolas do Turismo de Portugal, o evento tem também a presença confirmada de outras organizações, incluindo a Viking Cruises (Noruega), DouroAzul, Seabourn (EUA), Disney Cruise Line (EUA), Steiner Spa&Fitness (UK), Costa Crociere (Itália), Promarinha, Grupo Jorge Anjos, Sommet Les Roches Global Hospitality Education (Espanha), Cocktail Team, PROJazzy, MedialCare, FOR-MAR, Infomatic Centro de Formación Marítima (Espanha), Formación Alfer (Espanha), Gibraltar Maritime Academy (Universidade de Gibraltar) e World of Shipping Portugal.

A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se duas vezes por ano. A primeira edição ocorreu em 2017 e contou com a presença de 600 visitantes. A quinta edição realizou-se em outubro de 2019, tendo-se registado a presença de 1200 visitantes. Para a 6ª edição são esperados 2000 visitantes.

Sobre a Apormar

A Apormar – Agência Portuguesa de Marítimos serve a comunidade que trabalha e que quer trabalhar em navios, promovendo o emprego e o desenvolvimento de carreira, através da divulgação de informação e da realização de eventos relacionados com o emprego em navios. Informação adicional em www.apormar.pt

Sobre a Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio é um evento de entrada livre, com pré-inscrição obrigatória, organizado pela Apormar e dirigido a quem trabalha ou pretende trabalhar em navios, de carga ou de passageiros, incluindo cruzeiros, ferries e iates. Informação adicional em www.trabalharnumnavio.pt

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.