Porque faltam trabalhadores na hotelaria?

A falta de recursos humanos no turismo em geral e na hotelaria em particular atormenta o sector. Mas porque faltam trabalhadores na hotelaria?

A Revista Publituris Hotelaria publicou um artigo que explica as razões, através de uma análise ao mercado com entrevista a agentes económicos e trabalhadores do sector. Alguns dos testemunhos indicam:

“Os 670 euros brutos que recebe ao final do mês não lhe chegam para arrendar uma casa na Invicta. Por isso, todos os dias faz duas viagens de comboio, de mais de duas horas, para poder ir dormir a casa.”

“Com 23 anos, trabalha num cinco estrelas no Algarve. Os horários violentos aliados ao salário de 600 euros têm levado a jovem a repensar os seus objetivos. “Neste momento estou desmotivada porque não vejo muito futuro nisto.”

“Aqui, o horário médio de trabalho situa-se entre as 10 e as 14 horas diárias e o salário pago pela empresa ronda os 750 euros.”

“A comida para os funcionários é péssima. Num dos hotéis por onde passei era recorrente haver gastroenterites. Toda a gente que conheço na maioria dos hotéis come mal. Se o hotel funciona com buffet, por exemplo, os trabalhadores comem os restos. O jantar é o resto do almoço e o almoço é o resto do jantar do dia anterior. Quando o restaurante funciona à carta e não há sobras, faz-se arroz com frango ou massa com frango o ano inteiro. E sempre com uma grande contenção de gastos e de quantidades incrível.”

“Os grupos queixam-se da falta de mão-de-obra mas se eles quisessem mesmo cativar e aguentar o pessoal atentavam na nossa opinião. Pergunte a um diretor qual é a opinião dos seus colaboradores. Duvido que lhe saibam responder.”

Aceda ao artigo completo AQUI.

Perante os factos partilhados, não surpreende que cada vez mais profissionais  procurem trabalho no estrangeiro, em busca de melhores condições. Muitos seguem carreiras bem remuneradas na indústria de cruzeiros internacionais. A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio já abriu as portas de navios a mais de 500 profissionais e a 5ª edição deste evento traz mais umas centenas de oportunidades. www.trabalharnumnavio.pt

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.