6 razões para NÃO frequentar a pós-graduação em comunicação estratégica digital no ISCSP-IEPG

1ª Razão: Públicos-alvo contraditórios – logro para muitos alunos
2ª Razão: Promoção da normalidade, não da excelência
3ª Razão: Irregularidades no sistema de avaliação…

1ª Razão: Públicos-alvo contraditórios – logro para muitos alunos
A pós-graduação em comunicação estratégica digital do ISCSP-IEPG é promovida de forma a captar como alunos para a frequência do curso, dois públicos-alvo distintos:
– Jovens finalistas de licenciaturas, sem experiência profissional relevante, que consideram a licenciatura ensino meramente teórico, procurando, de alguma forma, uma componente prática na pós-graduação;
– Profissionais com formação superior e vasta experiência, nomeadamente na gestão de projetos e liderança de equipas, que procuram valorização das suas competências, evolução de carreira e produção de estratégias e de planos efetivos.

Juntar estes dois públicos-alvo numa única pós-graduação é um logro para os alunos que possuem comprovada experiência profissional. A pós-graduação em comunicação estratégica digital do ISCSP-IEPG é, na realidade, orientada para empreendedorismo e comunicação de startups, não para comunicação estratégica. Para alunos com vasta experiência, esta pós-graduação revela-se vazia, não cumprindo a promessa anunciada.

Os próprios professores externos, experientes e verdadeiros peritos nas suas áreas de trabalho, chegam a revelar desgaste por partilharem valiosa informação com audiências demasiado inexperientes. Por outro lado, os professores internos assumem uma postura de ensino própria para alunos de licenciatura sem qualquer experiência e com visão limitada. Para estes professores internos, a pós-graduação em causa representa um suposto 4º ano de licenciatura.

2ª Razão: Promoção da normalidade, não da excelência
O desenvolvimento e avaliação dos vários módulos apresenta várias deficiências. Por um lado, convida os alunos a apresentarem respostas pobres e pouco desenvolvidas a temas sérios e exigentes.
Uma das formas de desestimular os alunos consiste na imposição da limitação do número de páginas dos trabalhos apresentados. Adicionalmente, as apresentações orais dos respetivos trabalhos são reduzidas, em muitos casos, a um tempo máximo de 5 minutos, o que não permite falar seriamente de nenhum projeto. Aparentemente estimula-se a “venda de ideias”, a apresentação de pitches para pretensos investidores que querem comprar algo. Não se estimula, de forma alguma, a construção de sólidos e consistentes planos de comunicação estratégica.

3ª Razão: Irregularidades no sistema de avaliação
No módulo final “projeto de comunicação estratégica digital”, estabelece-se inicialmente que a avaliação da apresentação oral tem peso máximo de 2 valores na formação da nota final. Após a avaliação, os alunos são confrontados com a atribuição de um peso de 4 valores à apresentação oral. Esta situação é grave, dado que constitui falta de cumprimento de regras previamente estabelecidas. Adicionalmente lesa os alunos que, baseados em informação falsa, estruturaram a sua estratégia de trabalho de forma inadequada. Confrontada a coordenação da pós-graduação, nada é feito para solucionar os problemas apontados.

4ª Razão: Discriminação – avaliação inconsistente e enviesada
A avaliação dos módulos lecionados por professores internos do ISCSP, evidencia sinais de favorecimento de alunos que atualmente desenvolvem atividade profissional nos serviços do ISCSP. Os casos mais notórios verificam-se na avaliação claramente enviesada de alguns alunos, aos quais foram atribuídas notas insustentáveis por professores internos. Verifica-se, aliás, uma evidente disparidade:
– Os professores externos identificam claramente os melhores alunos da pós-graduação, através da avaliação rigorosa e isenta, expressa nas notas atribuídas;
– Os professores internos seguem linha completamente antagónica, sobrevalorizando, de forma suspeita, o trabalho realizado por alguns dos alunos que desenvolvem atividade profissional nos serviços do ISCSP.

5ª Razão: Deficiente coordenação da pós-graduação
A coordenação de uma pós-graduação implica elevada responsabilidade. Na pós-graduação em comunicação estratégica digital do ISCSP-IEPG, as funções de coordenação são desempenhadas de forma deficiente. Chega-se mesmo a questionar se existe algum tipo de organização e de controlo. Em situação extrema, um professor promove um livro do qual é autor, onde sustenta metodologias de qualidade duvidosa, em detrimento de soluções comprovadas de reputadas personalidades. Seria de esperar uma coordenação diligente e responsável, assegurando e assumindo as seguintes responsabilidades:
– Motivação de alunos e professores, por meio de uma atitude estimuladora e proativa;
– Controlo da veracidade e transparência das avaliações atribuídas aos alunos;
– Promoção de um ambiente saudável e garantia de qualidade do curso em geral.

6ª Razão: Falta de transparência
O “regulamento de acesso a cursos de pós-graduação”, que inclui informação vital sobre o acesso, funcionamento e avaliação dos cursos de pós-graduação, não é entregue aos alunos nem está disponível online. Os alunos não possuem assim acesso a informação completa sobre os seus direitos, deveres e sobre importantes questões processuais.

Conclusão:
Um bom exemplo de mau ensino. Um lamentável caso de péssimo serviço público. A evidência perfeita do ensino transformado em negócio, sem visão, missão ou propósito. Importa ter a sala de formação cheia, não interessa por quem. Curso desenhado para alunos finalistas de licenciaturas, inseguros e com receio do mercado de trabalho. Não recomendável a profissionais experientes que procurem conhecimento e metodologias de excelência.

A pós-graduação deveria alterar o nome de “comunicação estratégica digital” para “estratégia de comunicação digital”. Efetivamente, de comunicação estratégica pouco ou nada tem. Seria assim coerente, honesta e não alimentaria falsas expectativas.

Autor do artigo de opinião: Álvaro Sardinha
Os factos apresentados estão relacionados com a pós-graduação em comunicação estratégica digital do ISCSP-IEPG, ano letivo 2018/2019.

ISCSP- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
IEPG – Instituto de Estudos Pós-Graduados

3 thoughts on “6 razões para NÃO frequentar a pós-graduação em comunicação estratégica digital no ISCSP-IEPG

  1. Mesmo sendo um artigo de opinião, peca por pouco factual em alguns pontos. Como validar informações como a disposta no ponto 4? Dá que pensar, cumprimentos

    • Obrigado pela partilha João. Para ser mais factual teríamos de entrar num registo mais detalhado (que existe e bem documentado, e que constitui o corpo de queixa formal já apresentada a várias entidades com poder de jurisdição). Em relação ao ponto 4, existindo denúncia e factos comprovados, é fundamental nomear uma comissão externa e isenta para verificar as avaliações atribuídas e os critérios que as suportam (se existirem). Ou, fazer de conta que tudo está bem.

      • Tenho razões para confirmar os argumentos genericamente apresentados pelo Álvaro.
        – Particularmente o ponto 4 que me afectou diretamente: “Os professores externos identificam claramente os melhores alunos da pós-graduação, através da avaliação rigorosa e isenta, expressa nas notas atribuídas;
        – Os professores internos seguem linha completamente antagónica, sobrevalorizando, de forma suspeita, o trabalho realizado por alguns dos alunos que desenvolvem atividade profissional nos serviços do ISCSP.”
        Posso afirmar que a discriminação é bem visível para quem frequenta o curso. As classificações finais de cada módulo são totalmente contraditórias e alguns professores, e particularmente parte da coordenação, quando confrontados com esclarecimentos, escusam-se a dá-los, com argumentos de falta de tempo, por vezes até com alguma arrogância, estando-se dentro do prazo previsto para tal. Eu própria fiz uma denúncia à Direção do ISCSP-IEPG, reencaminhando uma resposta que obtive por parte da coordenação do curso por esse facto e, principalmente pelos moldes em que ela me foi dirigida. A falta de respeito era evidente perante alguém que está a sustentar a instituição e os próprios professores. Quem desejar poderá ver tal registo Os meios tecnológicos atuais permitem a confirmação incondicional das posições tomadas.

        – Outro aspeto não denunciado pelo Álvaro embora recaia na falta de transparência referida, é o não registo dos sumários online, no espaço previsto para o efeito. Os alunos encontram-se completamente perdidos na organização do seu estudo por falta de informação externa à que se passa dentro das aulas, Os Professores limitam-se a fazer esse registo perante a Coordenação, sem dar possibilidade aos alunos de acompanhar e confrontar o que realmente foi apresentado nas aulas. Por seu lado, a Coordenação apresenta-se limitativa às denuncias registadas pelos alunos relativamente a processos que deveriam ser corrigidos, uma vez que é ela a primeira a não respeitar as regras da PG. Resumidamente: os alunos não têm a quem recorrer na existência de alguma dúvida ou situação mais inconsistente, quando essas situações partem da própria coordenação. .

        Este é um comentário que confirma a 100% a apresentação de mau funcionamento da PG em Comunicação Estratégica Digital do IEPG no ISCSP, no entanto com a esperança de que os aspectos denunciados possam ser corrigidos em posteriores Edições em consonância com os déficits no curso aqui apresentados.

        Enquanto aluna pioneira do ISCSP, com bastante ligação ao mesmo, factual e emocional, lamento que a boa imagem e reputação da Instituição esteja a ser denegrida por factos e comportamentos de alguns professores que não fazem justiça à seriedade científica e académica com que em tempos convivi.

        Anabela Mateus
        Licenciada e Mestre pelo ISCSP.
        Em PG de Comunicação Estratégica Digital – IEPG – ISCSP

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.