Transformar Portugal num verdadeiro centro marítimo internacional será o desafio a discutir na IV Conferência do Jornal da Economia do Mar.
O oceano vai ser uma força económica este século – o século Azul – oferecendo vastas oportunidades de emprego, inovação e investimento. Muitos países olham para o Oceano como fonte de vantagem competitiva, sendo vastas as oportunidades nos sectores tradicionais e emergentes da economia do mar. Porém, em paralelo com as oportunidades, existem também muitas ameaças, que exigem resposta imediata.
Portugal pode e deve reforçar as suas iniciativas e garantir as suas vantagens. Torna-se para isso fundamental a aposta na literacia do Oceano, a qualificação de pessoas e a construção de conhecimento, a promoção da inovação e do investimento, o coerente e ágil ordenamento do espaço marítimo, a criação de áreas marinhas protegidas, e a comunicação estratégica do mar.
Todos estes temas são fundamentais para o futuro de Portugal. Precisamos da sua visão no debate, reflexão e construção de iniciativas.
Esteja presente na IV Conferência do Jornal da Economia do Mar, dias 22 e 23 de Janeiro, no Centro de Congressos do Estoril.