Progressão de carreiras marítimas

Por incrível que pareça, muitos portugueses estão a participar e a concluir percursos de educação e de formação marítima, desconhecendo totalmente os processos de desenvolvimento e de progressão de carreiras profissionais no sector.

A Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) publica o plano de progressão de carreira, para oficiais pilotos e oficiais de máquinas (extracto na imagem) para vários países, incluindo Portugal.

Esta informação é extremamente relevante, particularmente para alunos finalistas da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), que devem saber o que fazer após a licenciatura.

Muitos são tentados a seguir de imediato para o mestrado, desconhecendo que este passo não chega para poderem progredir na sua carreira. Efectivamente, é necessário, além do tempo de trabalho em navios como praticante, um período de tempo de trabalho como oficial chefe de quarto, antes de poderem ascender a cargos superiores.

Aceda aos planos de Educação, Formação e Certificação Marítima METC (Maritime Education, Training and Certification System) publicados pela EMSA:

METC para Oficiais Pilotos

METC para Oficiais de Máquinas

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.