Por incrível que pareça, muitos portugueses estão a participar e a concluir percursos de educação e de formação marítima, desconhecendo totalmente os processos de desenvolvimento e de progressão de carreiras profissionais no sector.
A Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) publica o plano de progressão de carreira, para oficiais pilotos e oficiais de máquinas (extracto na imagem) para vários países, incluindo Portugal.
Esta informação é extremamente relevante, particularmente para alunos finalistas da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), que devem saber o que fazer após a licenciatura.
Muitos são tentados a seguir de imediato para o mestrado, desconhecendo que este passo não chega para poderem progredir na sua carreira. Efectivamente, é necessário, além do tempo de trabalho em navios como praticante, um período de tempo de trabalho como oficial chefe de quarto, antes de poderem ascender a cargos superiores.
Aceda aos planos de Educação, Formação e Certificação Marítima METC (Maritime Education, Training and Certification System) publicados pela EMSA:
METC para Oficiais de Máquinas