Há petróleo na Economia Azul

A indústria do petróleo ameaça o turismo ou o ambiente?

Nada melhor que olhar para os melhores, onde seguramente encontraremos respostas. Na Austrália, um país com uma fortíssima indústria de turismo e um notável respeito pelo meio ambiente, coexiste, em equilíbrio e harmoniosamente, uma activa e inovadora indústria petrolífera, gerando elevados níveis de riqueza para o estado e para as comunidades. Vale a pena visitar alguns números:

  • Energia: a Austrália é o 6º maior produtor mundial de energia primária, energia proveniente do carvão, petróleo, gás natural, hidroeletricidade, nuclear e renováveis. Investe, contudo, em energias verdes e, em 2016, as energias renováveis foram já responsáveis por cerca de 17,3% da geração total de eletricidade, continuando atualmente o investimento e crescimento nesta área;

  • Turismo: de acordo com a UNWTO (United Nations World Tourism Organization), a Austrália é o 10º maior mercado turístico mundial, com uma participação de 2,6% das receitas globais do turismo. O país beneficia mais da contribuição das receitas do turismo para o seu PIB, do que países como os EUA, França, Reino Unido e Itália.

  • Ambiente: a Austrália detém cerca de 10% da biodiversidade mundial e é um dos 17 países que, no seu conjunto, albergam quase 70% das espécies de todo o mundo. O sistema de reservas nacionais da Austrália cobre 17,88% do território terrestre. Os 60 parques marinhos australianos cobrem uma área de 3.2 milhões de quilómetros quadrados, um terço das águas da Austrália, uma área equivalente à dimensão da Índia.

A indústria do petróleo na Austrália ameaça o turismo ou o ambiente?

A resposta é clara e negativa. Não por acaso, mas fruto do estabelecimento de políticas corretas e da efectiva regulação por entidades competentes, que administram o sector e monitorizam constantemente a segurança e a protecção. A indústria do petróleo australiana atrai um enorme montante de investimento nacional e internacional, resultado da estabilidade política e da transparência contratual, contribuindo generosamente para o crescimento e sustentabilidade do país. Neste ponto do globo, as políticas da indústria do petróleo não dependem da proximidade de eleições.

Saiba mais na Formação Economia Azul: a Nova Economia do Mar

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.