MAR+ publica o Relatório e Apresentação “Formação e Emprego Marítimo na Europa“, trabalho realizado no Mestrado em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Pessoas. A maior viagem, a mais intensa descoberta, a última fronteira. O denominador comum de todas as estratégias. Não existe presente, não existe futuro, nem existem empresas, sem pessoas.
Europa. Pessoas. Bastam duas palavras para percebermos a dimensão e a importância de qualquer tema a elas associado. Se lhes juntarmos uma mais, a palavra Formação, que traz consigo a educação, as vocações e a qualificação, identificamos imediatamente um sentido de prioridade e de urgência.
Falamos dos alicerces da edificação de uma Europa visionária, onde poderemos assentar pilares de crescimento e de sustentabilidade, suportando vigas de emprego e de mobilidade, em condições de igualdade.
Mas a Europa não é uma ilha. Importa conhecer e integrar, tanto quanto possível, a regulação internacional, caminhando num sentido de universalidade e de uniformidade, que acrescente valor e acelere o desenvolvimento equilibrado, ultrapassando burocracias e fronteiras.
Muito está feito e importa reconhecer os méritos evidentes. Muito está por fazer e será feito. Serão as pessoas que farão a diferença. É legítimo e sensato orientar, hoje, visão e recursos para a sua educação e formação, para que nos tragam, elas mesmo, o melhor amanhã.
Formação e Emprego Marítimo na Europa – Versão Doc e Versão Powerpoint