MAR+ | Segurança Marítima e ilícitos no Mar

MAR+ publica o Relatório e Apresentação “Segurança Marítima e ilícitos no Mar“, trabalho realizado no Mestrado em Direito e Economia do Mar: a Governação do Mar, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Mar. Pessoas. Oportunidades. Ilícito. Três palavras valiosas teriam de atrair, pelo menos, uma negativa.

Se por terra ligamos países, por Mar ligamos continentes. O que faz deste espaço um meio valioso, disputado, estratégico e rico em oportunidades. Perante tal cenário, é inevitável a atração que provoca em boa e menos boa gente, potenciando a tragédia dos comuns , em que os recursos se esgotam, se não se regulamentar o seu usufruto e a sua proteção. Não é por acaso que mais de 90% do comércio internacional passa pelo Mar, transportado por mais de 93 000 navios de comércio; que a indústria de turismo no Mar cresce a um ritmo alucinante e consistente, superior a 7% ao ano; que mais de 4.6 milhões de embarcações de pesca em todo o mundo, no mar singram em busca de alimentos, para uma população mundial que ultrapassa já os 7.5 mil milhões de pessoas.

A pirataria e o terrorismo, em particular, e todos os atos ilícitos cometidos no mar em geral, exigem um trinómio de educação – prevenção – ação, permanente e persistente. As causas que lhes dão origem (desigualdade, competição, belicismo, exploração, poder), fazem parte da condição humana desde o princípio dos tempos, não podendo ser expurgados por (conhecidas) ciências exatas ou sociais. O “homem é o lobo do homem” , uma aparente maldição recebida por herança e protegida como património, é um presente garantido para as gerações futuras.

SEGURANÇA MARÍTIMA E ILÍCITOS NO MAR – Versão Doc e Versão Powerpoint

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s