Inovação na gestão de emergências em navios

A evacuação segura e eficiente de passageiros em caso de emergência é um tema quente. As tragédias dos navios Costa Concordia e do Sewol da Coreia do Sul, que vitimaram no seu conjunto mais de 3 centenas de pessoas, registaram um ponto em comum.

Ambas evacuações de pessoas foram atrasadas e caóticas, com ausência clara de liderança, sublinhando a necessidade urgente de rever as competências e atitude das equipas de comando na gestão de crises, e a utilização de tecnologias robustas para a gestão eficiente de emergências e de evacuação segura.

O Lynceus2Market, um projeto apoiado com fundos europeus e onde participaram vários países (infelizmente não incluindo Portugal), vem finalmente trazer a inovação fundamental. Fica por definir o que fazer para melhorar a capacidade de resposta e de liderança das equipas, perante estas situações críticas.

A formação STCW relacionada com a assistência a passageiros, o controlo de multidões, ou a gestão de crises e de comportamento humano, nos moldes em que é realizada actualmente, claramente não é suficiente como já está mais que comprovado.

Venha a automação e a tecnologia! E equipas dedicadas à gestão da segurança dos navios (e não partilhadas com mil outras tarefas).

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s