Protocolo Transporte Marítimo Global – EPAV

epav-1200x628

A Transporte Marítimo Global e a EPAV- Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – Escola de Hotelaria de Colares, estabeleceram um Protocolo de Colaboração, com o objetivo de apoiar a inserção profissional dos atuais e antigos alunos da EPAV e de promover o desenvolvimento das suas carreiras profissionais, a bordo de navios de carga e de passageiros, nomeadamente em iates, em cruzeiros oceânicos e em cruzeiros de rio.

Ao abrigo do presente protocolo, os atuais e antigos alunos da EPAV beneficiam de 20% de desconto, sobre o valor de participação na Formação Trabalhar num Navio, estando previstas várias outras formas de colaboração.

A EPAV tem origem numa reflexão interna que objetiva um plano estratégico e orientador de carácter pedagógico do qual nasce a identidade da escola. Na sua oferta incluem-se cursos profissionais, cursos vocacionais secundários, cursos vocacionais básicos e cursos de educação e formação (CEF).
O ensino profissional desenvolvido na EPAV apresenta várias vantagens, possibilitando uma formação mais prática, um maior contacto com o mundo real. E é nesse sentido que facilita a entrada no mercado de trabalho. No entanto, não é obrigatório que o aluno saia da escola e dê de imediato início a uma carreira profissional. A grande vantagem deste tipo de ensino é deixar a porta aberta para vários caminhos. O aluno ao terminar o curso pode, se quiser, ingressar no mercado de trabalho de imediato ou pode optar por ingressar num curso superior.
Todos os cursos realizados na EPAV incluem estágio (formação em contexto de trabalho), com uma duração variável consoante o curso, sendo a sua realização obrigatória para a conclusão do curso.

Cursos Profissionais
Os cursos do ensino profissional ministrados na EPAV inserem-se no quadro do ensino profissional previsto no sistema educativo português e incluem as seguintes áreas:
– Técnico de Restauração variante Cozinha e Pastelaria
– Técnico de Restauração variante Padaria e Pastelaria
– Técnico de Restauração variante Restaurante e Bar
– Técnico de Turismo Ambiental e Rural
– Técnico de Proteção Civil
– Técnico de Apoio à Infância
Os cursos têm a duração de 3 anos, num mínimo de 3200 horas. A conclusão com aproveitamento confere um diploma de habilitação académica, equivalente ao 12º Ano de escolaridade, e qualificação profissional de nível 4 da união europeia. Os diplomados pela EPAV encontram-se habilitados para candidatura de acesso ao ensino superior, nas mesmas condições que os alunos das escolas secundárias públicas. Podem candidatar-se os jovens até aos 19 anos, que tenham o 9º ano de escolaridade ou equivalente e não tenham concluído o 12º ano de escolaridade ou equivalente.

Cursos Vocacionais Secundários
Os cursos do ensino vocacional secundário ministrados na EPAV inserem-se no sistema educativo português. É atualmente realizado o curso de Técnico de Cozinha-Pastelaria, com a duração de 2 anos e 3000 horas. A conclusão, com aproveitamento dos cursos vocacionais secundários, confere um diploma de habilitação académica equivalente ao 12º Ano de escolaridade, e qualificação profissional de nível 4 da união europeia. Podem candidatar-se os jovens entre os 16 e os 19 anos, que tenham o 9º ano de escolaridade ou equivalente; tenham frequentado um curso vocacional básico com conclusão a 70%; e não tenham concluído o 12º ano de escolaridade ou equivalente.

Cursos Vocacionais Básicos
Os cursos do ensino vocacional básico ministrados na EPAV inserem-se no sistema educativo português e incluem as seguintes áreas vocacionais:
– Cozinha/Restaurante/Andares
– Jardinagem/Tratador de Cavalos/Animação Turística
– Sapador Florestal/Proteção Civil/Bombeiro
– Acompanhante de Crianças/Segurança e Salvamento em Meio Aquático/Primeiros Socorros
– Comércio/Vitrinismo/Repositor de Mercadorias e Produtos
Os cursos têm a duração de 1 ou 2 anos e 1100 ou 2200 horas. Podem candidatar-se os jovens que tenham 13 anos; 2 retenções num ciclo de ensino; ou 3 retenções em ciclos de ensino diferentes.

Cursos de Educação e Formação (CEF)
A EPAV ministra os seguintes cursos de educação e formação:
– Curso de Operador/a Agrícola Horticultura e Fruticultura – Tipo 2
– Curso de Pasteleiro/Padeiro – Tipo 3
Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são uma oportunidade para concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos interesses, permitindo prosseguir os estudos ou adquirir uma formação que permita a entrada qualificada no mundo do trabalho. Os CEF podem ser indicados para quem tem idade igual ou superior a 15 anos; habilitações escolares inferiores ao 2.º e 3.º ciclos ou ensino secundário ou o ensino secundário já concluído; e ausência de certificação profissional ou interesse na obtenção de uma certificação profissional de nível superior ao já alcançado.
– Para os cursos de educação e formação Tipo 2 é permitido o acesso com o 6º ano de escolaridade, 7º ou frequência do 8º ano. O curso tem a duração mínima de 2109 horas (2 anos) e oferece certificação escolar equivalente ao 3º ciclo do ensino básico e certificação profissional equivalente ao Nível 2 de qualificação do QNQ.
– Para os cursos de educação e formação Tipo 3 é permitido o acesso com o 8º ano de escolaridade ou frequência, sem aprovação, do 9º ano de escolaridade. O curso tem a duração mínima de 1200 horas (1 ano) e oferece certificação escolar equivalente ao 3º ciclo do ensino básico e certificação profissional equivalente ao Nível 2 de qualificação do QNQ.

Contactos:
EPAV – Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos – Escola de Hotelaria de Colares
Av. Prof. Dr. Brandão de Vasconcelos
2705-182 Colares
Tel 219290586
secretariacolares@epav.pt
www.epav.pt
www.facebook.com/escolaepav

 

Sobre a Transporte Marítimo Global

A Transporte Marítimo Global agrega e partilha informação relacionada com a indústria de transporte marítimo global, abrangendo os campos do ensino, carreiras profissionais, certificação, legislação, emprego, segurança e ambiente, entre outros, com o propósito de amplificar a visibilidade da informação fundamental, para os atuais marítimos e para os potenciais interessados em abraçar uma carreira profissional nesta área.

A Transporte Marítimo Global é responsável pela organização e realização dos Cursos de Formação Trabalhar num Navio. Trabalhar em navios de carga ou de cruzeiros, é uma oportunidade que se pode e deve considerar, tratando-se de um mercado de trabalho internacional, com requisitos particulares em termos sociais e profissionais.

A Formação Trabalhar num Navio tem três objetivos, orientados ao sucesso dos participantes:
– Em primeiro lugar, ensinar e partilhar conhecimento sobre a indústria do transporte marítimo, revelar quais os seus principais intervenientes e os requisitos de acesso profissional, identificar recrutadores e oportunidades de emprego e esclarecer dúvidas sobre as reais condições de vida e de trabalho a bordo de um navio, de carga ou de cruzeiros, em qualquer função;
– Em segundo lugar, identificar os pontos-chave e processos, que potenciam a entrada neste importante segmento de mercado de trabalho, apoiando o desenvolvimento de carreira internacional, através do planeamento de recursos, competências e ações;
– Por último, apoiar a entrada dos formandos no mundo real de trabalho, através das parcerias já estabelecidas com empresas globais de recrutamento especializado e operadores de navios.

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.