Mar calmo nunca fez bom marinheiro

ENIDH Associacao Alunos

Celebrou-se no passado dia 24 de Setembro, o 91º Aniversário da ENIDH. Uma manhã repleta de surpresas, partilhadas por uma multidão de boas presenças. A qualidade dos oradores revelou-se no brilhantismo dos discursos proferidos. Havia que estar presente para se sentir a dinâmica e a energia positiva espalhada pelo Campus da ENIDH.

Para quem esteve ausente, o Transporte Marítimo Global partilha, em jeito de testemunho, o discurso proferido por Daniela Gonçalves, Presidente da Associação de Alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique, fortemente aplaudido por todos os presentes:

“Caros colegas, professores, funcionários e convidados, trago-vos um recado: a nossa raça, meus amigos, foi subjugada várias vezes, falou muitas línguas, amou muitas terras, contudo a nossa alma é igual ao que sempre foi, pois somos de estirpe divina.
Oiçam o chamamento do mar, sedento de sal. A nossa era dos descobrimentos chegou!

Vamos, confiança! Motivemos gestores, treinemos pilotos e formemos maquinistas. Acordemos a nossa forte casta de marinheiros, construamos sem demora novas naus, naus feitas da madeira mais resistente que pode haver: o nosso sangue, a nossa carne, a nossa sabedoria, a nossa alma! Pois é de alma que Portugal precisa agora!

Aqui presente, temos o passado, o presente e o futuro do mar! Sintam orgulho por estarmos numa Escola Náutica que ainda desperta de um sonho, sintam orgulho por sermos diferentes e porque depende de nós o crescimento deste país.

Do pouco que sei do que foi a Escola Náutica Infante D.Henrique nestes anos, guardo com muito carinho as palavras de antigos lobos do mar quando dizem “a minha querida Escola Náutica”. Daqui a uns anos, espero que sintam o mesmo os quantos aqui estão.

Actualmente passamos por um período em que é difícil embarcar praticantes, tudo seria mais fácil se a nossa frota crescesse. O mar é grande, os portugueses amantes do mar são muitos e tenho que agradecer à actual direcção o esforço que tem feito para encaminhar os nossos finalistas. É papel da Associação de Alunos estar atento a cada necessidade do aluno. Estamos aqui para vocês e, mais do que isso, estamos para preencher o vazio das saudades de casa, pois muitos de vós são de longe. Num curto tempo de mandato, já conseguimos renovar parte da imagem da AAENIDH. Parabéns e obrigada à equipa que me acompanha!

Obrigada também à Direcção da Escola pela verdadeira parceria que temos criado – entre nós, felizmente, não têm sido precisos protocolos. Estamos a conseguir fazer com que o nome da nossa instituição chegue a onde nunca chegou. Somos campeões Nacionais de Vela!

Aos professores que se empenham a formar Oficiais da Marinha Mercante, aos funcionários que nos amparam todas as maluqueiras, aos nossos parceiros, o muito obrigado por vestirem a nossa camisola.

Colegas, a vocês: isto não é assim para ser fácil, mas mar calmo nunca fez bom marinheiro!

Parabéns ENIDH!”

Links importantes

Programa do 91º Aniversário da ENIDH
Galeria de fotos
Discurso do Presidente da ENIDH

 

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.