Celebrou-se no passado dia 24 de Setembro, o 91º Aniversário da ENIDH. Uma manhã repleta de surpresas, partilhadas por uma multidão de boas presenças. A qualidade dos oradores revelou-se no brilhantismo dos discursos proferidos. Havia que estar presente para se sentir a dinâmica e a energia positiva espalhada pelo Campus da ENIDH.
Para quem esteve ausente, o Transporte Marítimo Global partilha, em jeito de testemunho, o discurso proferido por Daniela Gonçalves, Presidente da Associação de Alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique, fortemente aplaudido por todos os presentes:
“Caros colegas, professores, funcionários e convidados, trago-vos um recado: a nossa raça, meus amigos, foi subjugada várias vezes, falou muitas línguas, amou muitas terras, contudo a nossa alma é igual ao que sempre foi, pois somos de estirpe divina.
Oiçam o chamamento do mar, sedento de sal. A nossa era dos descobrimentos chegou!
Vamos, confiança! Motivemos gestores, treinemos pilotos e formemos maquinistas. Acordemos a nossa forte casta de marinheiros, construamos sem demora novas naus, naus feitas da madeira mais resistente que pode haver: o nosso sangue, a nossa carne, a nossa sabedoria, a nossa alma! Pois é de alma que Portugal precisa agora!
Aqui presente, temos o passado, o presente e o futuro do mar! Sintam orgulho por estarmos numa Escola Náutica que ainda desperta de um sonho, sintam orgulho por sermos diferentes e porque depende de nós o crescimento deste país.
Do pouco que sei do que foi a Escola Náutica Infante D.Henrique nestes anos, guardo com muito carinho as palavras de antigos lobos do mar quando dizem “a minha querida Escola Náutica”. Daqui a uns anos, espero que sintam o mesmo os quantos aqui estão.
Actualmente passamos por um período em que é difícil embarcar praticantes, tudo seria mais fácil se a nossa frota crescesse. O mar é grande, os portugueses amantes do mar são muitos e tenho que agradecer à actual direcção o esforço que tem feito para encaminhar os nossos finalistas. É papel da Associação de Alunos estar atento a cada necessidade do aluno. Estamos aqui para vocês e, mais do que isso, estamos para preencher o vazio das saudades de casa, pois muitos de vós são de longe. Num curto tempo de mandato, já conseguimos renovar parte da imagem da AAENIDH. Parabéns e obrigada à equipa que me acompanha!
Obrigada também à Direcção da Escola pela verdadeira parceria que temos criado – entre nós, felizmente, não têm sido precisos protocolos. Estamos a conseguir fazer com que o nome da nossa instituição chegue a onde nunca chegou. Somos campeões Nacionais de Vela!
Aos professores que se empenham a formar Oficiais da Marinha Mercante, aos funcionários que nos amparam todas as maluqueiras, aos nossos parceiros, o muito obrigado por vestirem a nossa camisola.
Colegas, a vocês: isto não é assim para ser fácil, mas mar calmo nunca fez bom marinheiro!
Parabéns ENIDH!”
Links importantes
Programa do 91º Aniversário da ENIDH
Galeria de fotos
Discurso do Presidente da ENIDH