Quatro boas razões

4boasrazoes

Quatro boas razões para hoje ter uma boa tarde. Faça uma visita à sede do Sincomar, Assimar e Semm, no Cais da Rocha Conde d’Óbidos, Armazém 113, em Lisboa, e receba gratuitamente 4 únicas e valiosas publicações.

Banner 728x90


Manual de Segurança no Trabalho a Bordo dos Navios

O SINCOMAR – Sindicato de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante, com o apoio da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, publicou recentemente o livro ‘Manual de Segurança no Trabalho a Bordo dos Navios’. Esta edição, disponível apenas em versão impressa, apresenta ao longo de 205 páginas, informação detalhada sobre este tema estratégico, incluindo organização e segurança marítima, acidentes e prevenção, organização da segurança a bordo, saúde, higiene e segurança no trabalho, poluição marítima e defesa do ambiente marinho, comunicação a bordo e responsabilidades sociais.
Publicação extremamente oportuna, vem enriquecer o conjunto de informação disponível, contribuindo para a formação e sensibilização de todos os Marítimos, sublinhando a Atitude de Segurança, que urge interiorizar em cada momento.

STCW 2010 Emendas de Manila – versão comentada (em português)
O SINCOMAR publicou também o livro ‘STCW 10 Emendas de Manila – Versão Comentada’, em língua portuguesa, uma tradução não oficial da Convenção STCW, acompanhada por comentários de uma equipa de especialistas.
Disponível apenas em versão impressa, apresenta ao longo de 566 páginas a Convenção STCW, composta por 17 artigos e um anexo com 8 capítulos e também o Código STCW, dividido nas partes A (obrigatória) e B (recomendatória), incorporando já as emendas de Manila.
A Convenção STCW, cuja versão inicial data de 1978, estabelece as Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos. Ratificada por 154 países, incluindo Portugal, é um instrumento fundamental para a promoção da segurança marítima, da preservação do meio ambiente e da salvaguarda da vida humana, navios e carga no transporte marítimo. A Convenção STCW sofreu já duas grandes revisões, a primeira em 1995, e a segunda em 2010, aprovada em Conferência realizada em Manila, Filipinas e que iniciou o seu processo de entrada em vigor em 1 de Janeiro de 2012.

MLC 2006 Um Guia para os Marítimos
A ASSIMAR – Associação dos Marítimos Portugueses, publicou um Guia para os Marítimos, sobre a Convenção do Trabalho Marítimo, conhecida como MLC 2006. Esta edição, disponível apenas em versão impressa, apresenta ao longo de 65 páginas, informação detalhada sobre este tema estratégico.
A Convenção do Trabalho Marítimo da OIT, conhecida pelo acrónimo MLC 2006, entrou em vigor a 20 de Agosto de 2013 e constitui uma nova “carta dos direitos”, garantindo a protecção dos cerca de 1,5 milhões de trabalhadores marítimos em todo o mundo, bem como condições equitativas para os armadores.
A Convenção do Trabalho Marítimo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi ratificada, até à data, por 53 países e estabelece requisitos mínimos para os trabalhadores marítimos que trabalham em navios. Contém provisões sobre as condições de emprego, horários de trabalho e de descanso, alojamento, instalações recreativas, alimentação, cuidados de saúde e bem-estar e protecção social.

Manual de Segurança no Trabalho na Condução de Máquinas Marítimas
O SEMM – Sindicato dos Engenheiros da Marinha Mercante, publicou o livro ‘Manual de Segurança no Trabalho na Condução de Máquinas Marítimas’, com o apoio do ACT, tendo a coordenação sido assegurada pelo Eng. João Deus Pires.
Esta edição, disponível apenas em versão impressa, apresenta ao longo de 115 páginas diversos temas, incluindo Segurança e Comportamento, Avaliação de Riscos, Depósitos de Materiais, Ordem e Limpeza, Iluminação, Manipulação de Cargas, Conselhos de Prevenção e de Protecção, Ferramentas e Equipamentos de Trabalho, Higiene Industrial, Trabalhos de Soldadura, Situação de Incêndio, Primeiros Socorros e Organização da Segurança a bordo de Navios.

Um dia vou ao SINCOMAR, ASSIMAR e SEMM
Estas publicações não se encontram à venda, sendo entregues gratuitamente aos interessados, que as deverão levantar directamente nas instalações do SINCOMAR, ASSIMAR e SEMM, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, Armazém 113, em Lisboa.

Hoje é o dia!

MAPA de ACESSO
Estacionamento facilitado do lado do Edifício da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos (junto à ponte móvel)

One thought on “Quatro boas razões

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s