Rebocador oceânico Monte da Luz

Monte da Luz

O Monte da Luz, novo rebocador oceânico da Rebonave, constitui uma unidade de características únicas em Portugal e já chegou ao porto de Setúbal. Trata-se de um rebocador oceânico – AHT Anchor Handling Tug, , construído em 2013, pelo estaleiro Yong Choo Kui Shipyard, situado na Malásia.

Apresenta arqueação bruta de 495 ton, mede 38 metros de comprimento e 10,8 metros de boca, têm um poder de tracção de 55ton e velocidade de 10 nós. A propulsão é garantida por 2 motores Cummins QSK60-M Diesel a 4 tempos, 16 cilindros, com 2200hp cada (total de 3282 kW).

A Rebonave, firma de Setúbal armadora de rebocadores, tem vindo a investir num programa sustentado de actualização da sua frota, o que passa pela aquisição de novas unidades e pela modernização das suas unidades actuais.
Com a aquisição do Monte da Luz, a Rebonave passa a dispor de um equipamento de grande qualidade e capacidade, permitindo a realização de operações marítimas até então não possíveis em Portugal, por uma empresa portuguesa, com tripulação e equipamentos nacionais.

Ficha Técnica detalhada

Pela informação disponível, o Monte da Luz constitui um excelente navio para se realizar a formação prática de alunos finalistas da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
Porém, este tipo de navios ainda não é reconhecido como válido para o efeito, pela autoridade da DGRM. Situação a rever com urgência!

Imagem: cortesia Blog Barcosnoriosado

One thought on “Rebocador oceânico Monte da Luz

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.