Construção do canal da Nicarágua arranca em Dezembro

NicaraguaCanalO Governo da Nicarágua e a firma chinesa HK Nicaragua Canal Development Investment Co. Limited, concessionária do projecto do novo canal interoceânico na América Central, anunciaram que as obras de construção terão início em Dezembro deste ano.
“As obras começarão, segundo o planeado, em Dezembro de 2014”, informou o Governo centro-americano numa nota de imprensa com data de 10 de Janeiro, assinada pelo Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e o proprietário da firma, Wang Jing, de origem chinesa.

O projecto destina-se a construir um canal maior que o do Panamá e que custará 40 mil milhões de dólares, segundo dados oficiais. Este canal unirá os oceanos Pacífico e Atlântico, terá um oleoduto, uma estrada, dois portos de águas profundas, dois aeroportos e duas zonas francas, segundo as autoridades nicaraguenses.

A construção do canal da Nicarágua foi acordada em Junho de 2013, entre o Governo do país e a empresa HKND, que também obteve a concessão da obra durante 50 anos, prorrogáveis por igual período de tempo. Esta decisão foi anunciada num momento em que as obras de ampliação do canal do Panamá, a única ligação interoceânica da região, estão em risco devido aos custos adicionais dos trabalhos.

Segundo informação publicada pela empresa HKND, “.. a análise comercial e económica preliminar realizada, indica que há uma necessidade substancial de um novo canal com potencial para transformar o comércio global. O rápido crescimento do comércio entre o leste e oeste e o aumento da dimensão dos navios, sustenta um argumento convincente para a construção de um segundo canal, substancialmente maior em toda a América Central. As tendências de aumento das dimensões dos navios indicam um mercado potencial significativo que só pode ser servido pelo Canal da Nicarágua. O comércio global continua a crescer, com alterações nas rotas comerciais marítimas, verificando-se um aumento da concorrência. As empresas de transporte marítimo necessitam de rotas mais rápidas de entrega, aumentando continuamente a eficiência de custos decorrentes da utilização de navios muito maiores.”

Informação adicional em HKND Group

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.