Navios que fizeram história | MAR+

Titanic

NAVIOS QUE FIZERAM HISTÓRIA
ANTÓNIO COSTA
Dezembro 2013
Palavras Chave: História | Segurança | Navios
Referência: MAR+20131227

“Em 1820 a Inglaterra lançou ao mar o primeiro navio de ferro. Em 1783 foi lançado o primeiro navio movido a vapor. Em 1819 o Savannah, contando com rodas de pás, cruzou o Atlântico, da Inglaterra para os Estados Unidos. Em 1845 deu-se a substituição das rodas propulsoras por hélices. Em 1870 generalizou-se o uso do aço em navios. Em 1890 foi lançado o primeiro quebra-gelo, o Murtaja. Em 1897 foi apresentado ao mundo o primeiro navio a turbina. Em 1911 entrou em serviço o primeiro navio a diesel inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel.”

“A  marinha  mercante  (ou  de  comércio,  como  entenderem)  sempre  teve uma relação muito estreita com o fenómeno causa-efeito (aprendizagem com  os  erros).
Até, porque,  como  dizia  o  pensador  Brousseau,  o  erro não se resume no efeito da ignorância ou do acaso, mas do efeito de um conhecimento  anterior  que  se  revela falso ou  inadequado.  Por  isso, constata-se  que,  por  norma,  após  a  ocorrência  de  um acidente  grave, surge  uma  resposta  regulatória  ou  a  incorporação  de  inovações tecnológicas.”

Aceda ao documento completo em MAR+

MAR+MAR+ é uma iniciativa Transporte Marítimo Global, que amplifica o talento de mulheres e homens, que sentem o apelo da descoberta do conhecimento e da sua partilha. Pessoas que reflectem, analisam, estudam, relacionam, investigam, descobrem e escrevem as suas conclusões e descobertas.

MAR+ publica trabalhos originais relacionados com a Indústria do Transporte Marítimo. Adicionalmente, promove a sua divulgação num mix de meios diversos, amplificando a visibilidade do autor e do tema estudado.