Manual de Segurança Marítima gratuito

Manual de Segurança SincomarO

Manual de Segurança Marítima gratuito

O SINCOMAR – Sindicato de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante, com o apoio da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, publicou recentemente o livro ‘Manual de Segurança no Trabalho a Bordo dos Navios’.

Esta edição, disponível apenas em versão impressa, apresenta ao longo de 205 páginas, informação detalhada sobre este tema estratégico, incluindo organização e segurança marítima, acidentes e prevenção, organização da segurança a bordo, saúde, higiene e segurança no trabalho, poluição marítima e defesa do ambiente marinho, comunicação a bordo e responsabilidades sociais.

Publicação extremamente oportuna, vem enriquecer o conjunto de informação disponível, contribuindo para a formação e sensibilização de todos os Marítimos, sublinhando a Atitude de Segurança, que urge interiorizar em cada momento.

Os factos
• Em 1997, um P&I Club (Protection & Indemnity) informou que o erro humano dominou as causas subjacentes das principais reclamações, tendo sido responsável por 58% das mesmas. No mesmo período, a outra causa principal – falha do navio – diminuiu 67%;
• De 2000 a 2005, por dia e em média, 18 navios colidiram, encalharam, afundaram, incendiaram-se ou explodiram. Incrivelmente, dois navios afundaram todos os dias;
• Em 2010, a indústria de Transporte Marítimo perdeu dois navios por dia, tendo o comportamento humano sido identificado como a principal razão.

O elemento humano
A indústria de Transporte Marítimo é gerida por pessoas, para as pessoas. Pessoas que projectam navios, que os constroem, que os possuem, que são tripulação, que fazem a sua manutenção, que os reparam e resgatam. Pessoas que os comandam, examinam, garantem e investigam quando algo corre menos bem.
Mas os seres humanos não são simplesmente um elemento, como o tempo. Os seres humanos estão no centro da navegação marítima, sendo o segredo dos sucessos e as vítimas dos fracassos. É a natureza humana que impulsiona o que acontece todos os dias no trabalho – desde as tarefas de rotina de classificação do navio, até ao direito marítimo e às decisões de políticas marítimas da IMO.

Não podemos no entanto esquecer o elevado número de acidentes. Mas o comportamento humano foi também a razão pela qual a perda não foi maior.
Por esta razão, é fundamental falar e respirar Segurança em todos os momentos.

O SINCOMAR, através desta iniciativa, vem mais uma vez marcar a diferença e fazer acontecer. Parabéns!

Onde se pode obter?
Esta publicação não se encontra à venda, sendo entregue gratuitamente aos interessados, que a deverão levantar directamente nas instalações do SINCOMAR, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, Armazém 113, em Lisboa.

Se reside fora de Lisboa, ou de Portugal, solicite o seu exemplar gratuito através do telefone +351 21 391 8180, ou e-mail sincomar.fesmar@net.vodafone.pt.
Apenas terá de pagar portes de envio.

A tiragem incluiu apenas 3.000 exemplares.
Garanta já o seu antes que esgote!