Tecnologias do Mar no ISCIA

ISCIA

O Departamento de Tecnologias do Mar do ISCIA, graças a protocolos estabelecidos, nomeada e especialmente com a Marinha Portuguesa, desenvolve uma série de cursos graduados, pós-graduados e de especialização da maior relevância para o sector alargado das actividades marítimas.
O protocolo com a Marinha Portuguesa, nomeadamente com a Escola Naval, o Instituto Hidrográfico e o Instituto de Socorros a Náufragos, tem como objectivo o desenvolvimento de cursos superiores graduados e pós-graduados e de especialização tecnológica relativos a actividades tecnológicas e de gestão de temas relacionados com o mar.
Entre outros parceiros deste projecto estratégico encontram-se as Administrações dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz e as Comunidades Portuárias dos dois referidos Portos.

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), constituído em 1989, é um estabelecimento de ensino superior do subsistema politécnico e do subsistema privado, não integrado. Os cursos superiores de 1º ciclo (Licenciaturas) e de 2º ciclo (Mestrados), adaptados às regras do Espaço Europeu de Ensino Superior (E3S) – vulgo Acordo de Bolonha – estão reconhecidos e homologados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Licenciatura em Gestão das Actividades Marítimas e Portuárias
Esta Licenciatura manifestamente inovadora em Portugal, pretende assegurar a formação superior de técnicos especializados ao nível da gestão de actividades relacionadas com o mar na sua multifacetada vertente económica, dos transportes marítimos e da gestão portuária.
Modalidade
Blended learning (presencial replicado e complementado numa plataforma de e-learning)
Competências
– Gerir actividades portuárias integrando as diversas entidades que compõem o sistema;
– Conceber e implementar projectos de investimento e mudança em organizações marítimas e portuárias;
– Reconhecer, enunciar e implementar requisitos legais das actividades marítimas e na orla costeira;
– Explorar as tecnologias de comunicação e informação na gestão das actividades marítimas;
– Conceber e implementar princípios de prevenção de acidentes profissionais associados às actividades marítimas e portuárias.

Pós-Graduação em Direito Marítimo
Ninguém terá dúvidas de que o mar é dos maiores factores de desenvolvimento, especialmente para Portugal. A valorização do mar em termos futuros afigura-se igualmente inegável, como via de transporte e fonte de recursos. O conhecimento das normas jurídicas nacionais e internacionais que regem as relações do transporte e comércio marítimos constitui uma mais-valia para os profissionais directa ou indirectamente associados a estes sectores.
A Pós-Graduação em Direito Marítimo apresenta um programa de formação especializada de elevado nível, que pretende oferecer uma visão actual e integrada dos principais aspectos jurídicos das actividades comerciais e industriais relacionadas com o mar.
Modalidade
Blended learning (presencial replicado e complementado numa plataforma de e-learning)
Competências
Conhecimento dos mais relevantes aspectos do Direito Internacional Marítimo, quer na vertente de de Direito Público, quer na de Direito Privado e da sua relação com outros ramos de Direito, sobretudo de um ponto de vista prático. Capacidade de identificação de problemas jurídicos que ocorram no meio marítimo-portuário e de resolução dos mesmos, conforme a legislação nacional e internacional.

Informação adicional em ISCIA – Departamento de Tecnologias do Mar